Paraná é o 4º colocado em número de acidentes de trabalho no país
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Em 2015, Estado contabilizou 47.337 ocorrências, o que corresponde a 7,72% do total nacional
Ao longo de 2015 foram registrados no Brasil 612,6 mil acidentes de trabalho, resultando em mais de 11 mil incapacidades e mais de 2,5 mil óbitos. Essas ocorrências afetaram, em sua maioria, os trabalhadores que desempenham atividades de prestação de serviços, com 13,81% dos casos. Em seguida estão os de funções transversais, com 66 mil acidentes, sendo o segundo que apresentou maior índice de doenças relacionadas ao trabalho (12,90%), ficando atrás apenas dos escriturários, que correspondem a 14,37% dos registros.
Estes e outros dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, referentes a 2015, mostram também que os CID (Código Internacional de Doenças) de maior incidência foram os relacionados aos membros superiores, sendo ferimentos, fraturas e traumatismos de punho e mão os principais, correspondendo a 20,75% dos casos de acidentes de trabalho. A faixa etária mais afetada está entre 30 e 34 anos, com 16,79% dos registros.
Em números absolutos, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, registrando um total de 47.337 acidentes de trabalho ao longo de 2015. No mesmo ano o Estado contabilizou um gasto de R$ 18,9 milhões em benefícios concedidos em decorrência de acidentes de trabalho, enquanto o total nacional ultrapassou os 289 milhões de reais, divididos em 222.450 benefícios acidentários.
"Os acidentes relacionados ao trabalho são frequentes e impactam não só a vida do trabalhador, mas geram consequências a toda uma cadeia que vai desde o empregador até o funcionário e demais colaboradores. Sabe-se que a maior parte deles poderia ser evitada ao empregar corretamente as medidas de segurança e cuidados com a saúde do trabalhador e aí entra o médico do trabalho, que tem papel fundamental na conscientização e prevenção de acidentes", explica o presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho, Dr. Guilherme Murta.
O médico do trabalho é a pessoa responsável por avaliar e orientar o trabalhador na forma mais segura de exercer sua atividade. Um funcionário saudável e que não corre riscos desnecessários para cumprir suas tarefas deve ser o objetivo de toda e qualquer empresa, evitando assim faltas frequentes, sobrecarga de trabalho nos demais colaboradores, custos indenizatórios, além de um clima desfavorável e de insegurança.
No dia 27 de julho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma forma de destacar o problema ao mesmo tempo em que se renova o compromisso com a prevenção, a saúde e a segurança no trabalho. A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho recomenda: trabalhador, procure o Médico do Trabalho na sua empresa, ele cuida da sua saúde.
Fonte: Dados extraídos do Anuário Estatístico da Previdência Social 2015
Comments