top of page

Diga adeus ao frio intenso



Foto: Frio mais forte não deve se repetir neste ano (Franklin de Freitas)

Paraná não deve passar por dias tão gelados, como na semana passada. Agosto deve ter ligeiro resfriamento

Os dias mais gelados do ano já passaram. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o frio deverá voltar a Curitiba no fim de semana dos dias 5 e 6 de agosto, mas sem a intensidade verificada nos primeiros dias deste mês. Para os próximos dias, a previsão é de tempo estável, com sol e calor relativo durante a tarde.

“Não temos indicativo de uma onde de frio com a mesma qualidade que teve recentemente. Teremos algum sinal de resfriamento a partir do dia 5 de agosto, mas não com a mesma intensidade”, afirma o meteorologista Fernando Mendonça Mendes. “Seria a situação de uma nova entrada de ar relativamente mais frio. A massa de ar (que gerou o frio no início do mês) chegou de outra maneira, pelo Centro-Oeste do Estado”.

Para a manhã de hoje, a mínima prevista no Paraná é de 6ºC, em Guarapuava, na região Central do Estado, e a máxima poderá chegar a 29ºC em Jacarezinho, no Norte. A tarde pode ser fria em Telêmaco Borba e Jaguariaíva, que têm mínimas previstas de 7ºC. Em Jacarezinho, Maringá, Paranavaí e Umuruama a máxima poderá atingir 28ºC durante a tarde.

Para Curitiba, a mínima deverá oscilar entre 7ºC e 9ºC entre hoje e domingo, segundo o Simepar. Já a máxima ficará entre 22ºC e 24ºC no período. Não há previsão de chuvas na capital nos próximos quatro dias. A tardes deverão ser ensolaradas e há previsão de nevoeiros ao amanhecer. Somente a manhã de hoje deverá ter poucas nuvens.

Geada — No dia 10 deste mês, Curitiba amanheceu coberta pela geada e o Simepar registrou uma mínima de 2ºC na capital. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) São Mateus do Sul teve a menor temperatura, com -0,4ºC. O frio continuou no dia seguinte, com a mínima de 1ºC em Curitiba.

No dia 18, a mínima atingiu 1,2ºC na capital paranaense entre o fim da madrugada e o início da manhã. Segundo o Simepar, só não esfriou mais ainda por causa da cobertura de nuvens. Com tempo chuvoso e frio, durante a madrugada e início da manhã houve a precipitação de chuva congelada (minúsculos grãos de gelo que pipocam ao atingir uma superfície e provocam barulho no impacto).

Foto: Frio mais forte não deve se repetir neste ano (Franklin de Freitas)

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

bottom of page