Ideias de negócios inovadores são apresentadas por estudantes no Geniuscon 2017
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Propostas surgiram durante as Trilhas de Startups, que capacitaram e motivaram os alunos a buscarem soluções para problemas nas áreas da alimentação, agronegócio inteligente e saúde
Controlar o consumo de água de uma residência a um toque no celular, arrendar terras e galpões pela internet, ter acesso a um mapa da produção de alimentos orgânicos da região em que você mora. Estas são apenas algumas das ideias inovadoras surgidas durante as Trilhas de Startups do Norte Pioneiro. A maioria dos projetos dos estudantes de instituições de Jacarezinho, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina e Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná, pode ser conferida durante o Geniuscon 2017, que ocorre no Centro de Eventos de Jacarezinho até esta sexta-feira (29).
O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, diz que o principal objetivo das trilhas é tirar boas ideias do papel e transformá-las em negócios rentáveis. “Queremos mudar o conceito de desenvolvimento no Norte Pioneiro, estimular a inovação, formar empreendedores”, destaca. Para o consultor, as startups são oportunidades para estudantes permanecerem no território após concluírem a graduação.
As Trilhas de Startups integram as ações do Sistema Regional de Inovação (SRI) e foram realizadas pelo Sebrae/PR, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), CEEP Agrícola Mohamad Ali Hamzé, Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) e Universidade Norte do Paraná (Unopar) Campus Bandeirantes. O trabalho foi voltado especialmente para criação de potenciais negócios nas áreas da alimentação, agronegócio inteligente e saúde.
No IFPR Campus Jacarezinho, a “Trilha T.S.A: Tecnologia, Saúde e Alimentação” rendeu 18 projetos. O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus, Rafael Ribas Galvão, diz ter ficado impressionado com os resultados dos trabalhos. “Muitos alunos conseguiram transformar ideias em produtos rentáveis e pretendem dar continuidade aos projetos”, conta. Participaram dos seis encontros alunos dos cursos técnicos em alimentos, informática e eletromecânica. Ao todo, 12 trabalhos são apresentados durante o Geniuscon 2017.
Galvão ressalta que o trabalho não termina com as trilhas. A instituição planeja, com apoio do Sebrae/PR, uma série de ações voltadas ao desenvolvimento e inovação dentro do campus para os próximos dois anos. “Em 2018, teremos mais duas trilhas, além de palestras e capacitações de professores na área de empreendedorismo. Pretendemos, também, criar uma pré-incubadora”, adianta. Os três projetos classificados no IFPR foram: Code Water (aplicativo de controle de água nas residências), Arrendando (sistema online de vendas e arrendamento de terras) e Organicamente (sistema de mapeamento de produtores orgânicos).
Na Uenp, a “Trilha Tecfarm” resultou na criação de cinco startups na área do agronegócio. A bolsista da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da universidade, Tatiany Xavier de Godoi, conta que o trabalho foi concluído com um processo de pré-incubação. “Todas as equipes ainda estão em fase inicial, desenvolvendo protótipos com o apoio de consultorias e mentorias”, explica.
Os projetos são: IT Farm Solutions, que propõe o desenvolvimento de um aplicativo chamado Hortis para intermediar a comercialização de hortaliças entre pequenos produtores e consumidores do Norte do Paraná; Nutripeixe, cuja ideia é criar um alimentador automático para peixes; SPS Agro, um sistema de pulverização especializado; Mind Agro, aplicativo para recomendar a adubação do solo; e Science Agro, aplicativo de registro de áreas com espécies de plantas daninhas.
Comentarios