Políticos articulam pedida por duplicação da PR-092 no Norte Pioneiro
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

O prefeito de Ribeirão Claro e atual presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Mario Pereira, durante seu discurso no lançamento do livro Norte Pioneiro Desenvolvimento e Industrialização do Grupo Folha de Comunicação na manhã desta sexta-feira (29) no Aguativa Golf Resort em Cornélio Procópio, cobrou a duplicação da PR-092 entre as cidades de Santo Antonio da Platina e Jaguariaíva.
Outro político que comentou a necessidade da duplicação, foi o deputado estadual e líder do governo na assembléia, Luiz Claudio Romanelli. Os dois políticos afirmaram a necessidades de duplicação do trecho e ainda citaram a necessidade da mesma obra na BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antonio da Platina.
"Mesmo quando eu não era nem prefeito eu já trabalhava em cima disso. O Norte Pioneiro está meio caminho de Curitiba e de São Paulo que é o maior centro consumidor. Mas para podermos escoar nossa produção, nós temos que ter mais tranquilidade. De Santo Antonio da Platina à Jaguariaíva é um gargalo. De Wenceslau Braz até Jaguariaíva, é o pior trecho, vê o número de acidentes que ocorre", destacou Mario Pereira.
O prefeito e presidente da Amunorpi destacou o tráfego intenso de veículos pesados no trecho. "O número de caminhões que transitam ali é enorme. Absurdo. Isso demonstra que realmente é o caminho da produção. Então nós precisamos dessa rodovia para poder escoar a produção do Norte Pioneiro, não só agrícola, mas como industrial e também para aproveitamento turístico", disse.
Ainda conforme Mario, a duplicação do trecho ajudaria a aumentar o turismo na região Norte Pioneiro. "Agra Doce o coração é Ribeirão Claro. Nós temos um grande acesso de turistas de São Paulo, que tem uma facilidade de locomoção e de chegada até lá. E do Paraná nós não temos. Curitiba não conhece o Angra Doce. Precisamos disso (duplicação). Que não fique só em reunião. Que a sociedade organizada participe e ajude a cobrar isso", afirmou o prefeito.
Ele ainda disse que a sociedade precisa mostrar para o governo a necessidade da duplicação. "O governador Beto Richa está fazendo bastante e vai sair bem, mas acho que isso ai (duplicação) iria coroar (SIC)", disse. Para Mario a duplicação da PR-092 no Norte Pioneiro não seria apenas a cereja do bolo para o governo Beto Richa. "Ela (duplicação) compensa o bolo inteiro", brincou.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli confirmou a necessidade da duplicação da PR-092 no Norte Pioneiro e destacou que já articula um encontro para fim de outubro ou começo de novembro para discutir o assunto entre lideranças da região e o governo do estado. "É uma reivindicação antiga a duplicação. Pensamos ainda no trecho da BR-153 desde inicio da divisa com Ourinhos (SP), Jacarezinho até Santo Antonio da Platina e da PR-092 até a ligação com Jaguariaíva", disse.
Segundo o deputado, o governo desenvolveu um programa de novas concessões e já tem um projeto pronto de duplicação desses trechos da BR-153 e da PR-092. "A questão básica do que seria o valor do pedágio ficou muito elevado, dai se pensou em concessão, nós temos várias alternativas que estão sendo discutidas. A minha proposta é que todos os atores sociais, da sociedade civil organizada, agentes políticos, que possamos fazer um amplo debate", explicou.
Romanelli propôs ao presidente da Amunorpi, Mario Pereira que aconteça um evento ainda em 2017 para discutir o tema. "Que possamos trazer a concessionária, o governo, que possamos trazer todos, fazer um amplo debate e apresentar quais são as alternativas que nós temos para que todos conheçam a realidade sem ter o compromisso que saia dessa reunião uma solução, mas vamos conhecer a realidade", opinou.
O deputado propôs que a reunião aconteça no fim de outubro ou início de novembro, mas a data depende, segundo ele, das agendas de todos os envolvidos. "Vamos fazer uma estruturação de como deve ser essa reunião, mas me parece um seminário para debater o tema e enfim apresentar as soluções do que a região quer", finalizou o político.
Comments