top of page

Cambaraense apresenta projeto que produz energia elétrica doméstica e chama atenção da Sanepar


O cambaraense Rodrigo da Costa apresentou recentemente no Geniuscon.2017 em Jacarezinho o Power Pipe (Cano de Energia na tradução livre), um invento que poderá gerar energia elétrica doméstica.

Com a apresentação, Costa chamou atenção da diretoria da Sanepar no Paraná que já entrou em contato com o estudante do Colégio Agrícola de Cambará e pretende conhecer melhor o projeto.

--

Em meio a iminente crise energética em nosso país, o projeto idealizado pelo cambaraense Rodrigo da Costa e apresentado no Geniuscon.2017, feira de inovação do Norte Pioneiro que está foi realizada em Jacarezinho na última quinta e sexta, pode ser um importante aliado da população para resolver o problema energético no país. Estudante do Colégio Agrícola de Cambará, Rodrigo Costa desenvolveu sua ideia partido dos condutores de água residencial. Ele esteve na redação do Circulandoaqui na tarde desta terça-feira (26) para falar do invento. Ele explica que o Power Pipe (Cano de Energia na tradução livre) consiste na instalação de dínamos nos canos residenciais e de empresas. “A experiência deu certo”, avisa. “Coloque um motor especifico para gerar energia, hélice para a rotação do motor, água, fios de condução de energia, baterias e uma caixa onde ficarão as baterias que armazenarão a energia gerada pelo motor” explica. O modelo fabricado pelo estudante é simples, mas exemplifica bem a engenhoca. Rodrigo garante que se o governo investir no projeto pode gerar uma econômica de 3 a 5%. “Se levarmos em conta um país inteiro economizando esta porcentagem, quando não renderia em valores monetários”, opina. Ativista da ecologia, Rodrigo defende a energia limpa. “Com a geração de energia elétrica limpa, ou seja, ecologicamente correta, sem degradação do meio em que vivemos, ajudando na economia de energia elétrica, possibilitaremos mais qualidade de vida para as futuras gerações”, afirmou.

Um pequeno dínamo ou bobina tesla (um tipo de motor) estará conectado a um cano por onde a água passa, com um redutor que causará uma pequena pressão e direcionamento da água e dentro deste cano onde haverá uma hélice, sendo assim, toda vez que uma residência ou empresa, utilizar a água, poderá gerar a energia com a utilização da mesma. A água passará dentro do cano, girando a hélice que está ligada ao dínamo e este conectado a 02 fios que estão ligados a uma caixa de armazenamento. A energia então armazenada, poderá ser utilizada em lâmpadas LED, carregamento de celulares entre outros. Isto poderá ser utilizado também em rios e riachos, não tendo a necessidade da degradação do meio ambiente e podendo ser utilizado até mesmo em órgãos municipais como iluminação de uma praça ou algo do gênero.

O projeto não visualiza a isenção da energia elétrica convencional, porém haverá uma economia significativa pois essa energia gerada poderá ser útil de diversas formas.

"Se nosso país tiver uma diminuição de apenas alguns volts (por ex: 3%, 5%), convertendo em valores financeiros, significaria MILHÕES e ajudaria na crise energética do nosso país".

Rodrigo participou do Geniuscon.2017 e está bem empolgado com a possibilidade de compartilhar sua ideia com os visitantes da feira de inovações. "Só de estar aqui é um grande feito na minha vida, estou muito feliz e realizado de poder partilhar da minha ideia com tanta gente boa", finalizou.

留言


Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Localização

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.

JDS Comuncação
bottom of page