Salvamento em águas rápidas encerra capacitação de militares no Norte Pioneiro
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

Em continuidade a capacitação dos bombeiros da equipe da Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD) do 3º Grupamento de Londrina, na última sexta feira, dia (29), os militares concluíram com êxito o segundo módulo de treinamento do programa, dando ênfase na atualização de conhecimentos em operações de Salvamento em Águas Rápidas (SARp), que consiste nas técnicas de busca e resgate em áreas de rios, cachoeiras e enxurradas.
As instruções foram realizadas em conjunto com o 4º SGBI de Apucarana, no Cinzas Iate Clube de Campo, em Tomazina, entre os dias 25 e 29 de setembro, sendo formados 26 bombeiros do 3ºGB e 10 bombeiros de Apucarana, totalizando 36 novos operadores para a Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD).
O curso foi coordenado pelo tenente Jefferson Gregório, comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, com o apoio tenente Augusto Marks Batista do Corpo de Bombeiros de Apucarana, auxiliados pelo sargento Daniel Camargo Agnes e pelo cabo Gustavo Luiz Maiola Baptistao do Corpo de Bombeiros de Londrina e Apucarana, respectivamente.
O tema de salvamento em águas rápidas é relativamente novo no estado e começou a ganhar ênfase a partir de 2012. Dessa forma, o treinamento e capacitação do efetivo são de extrema importância para resguardar a qualidade dos atendimentos de ocorrências dessa natureza, objetivando o uso adequado das técnicas de salvamento e a manutenção das condições de segurança, tanto da vítima quanto do bombeiro militar empenhado nas ocorrências.
Comments