top of page

Prefeitura corta merenda de professores e revolta categoria



Uma medida polêmica anunciada na segunda-feira, 23, pelo prefeito de Joaquim Távora Gelson Mansur (PSDB) revoltou professores e servidores da rede municipal. Atendendo a uma recomendação do Ministério da Educação em cumprimento à Lei Federal 11.947/2009, o Executivo suspendeu a merenda escolar que também era servida aos profissionais nos estabelecimentos de ensino.

O comunicado chegou aos diretores das escolas municipais e centros de educação infantil junto a um ofício expedido pelo Departamento Municipal de Merenda Escolar, assinado pela nutricionista Kellen Maria Salles e pela secretária municipal de Educação Delzuíta Vieira de Souza, que repassaram a determinação aos servidores.

“Isso é um absurdo! Eu trabalho de manhã e de tarde na escola, e nunca vi faltar merenda aos alunos. Muito pelo contrário, sobram alimentos todos os dias. Assim como eu, existem servidores que permanecem o dia todo na escola. É justo ficarmos sem as refeições?”, questiona uma professora que pediu anonimato com medo de represálias.

Em entrevista ao JR Diário, a secretária municipal de Educação Delzuíta Vieira de Souza explicou que, além de o município estar cumprindo a Lei Federal 11.947/2009, a verba recebida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que custeia a maior parte da merenda, é bastante reduzida, o que aumenta a prioridade da alimentação às crianças que integram Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (de 1º ao 5º ano). No entanto, ela não soube informar o valor investido em alimentação escolar nos estabelecimentos de ensino.

A secretária assegurou que a medida será cumprida, mesmo não tendo o apoio da maioria dos servidores, e que a prioridade dos alunos será respeitada.

Entretanto, Delzuíta ressaltou que os índices da Educação no município se destacam entre os melhores do Estado graças ao trabalho desenvolvido pelos professores, e que a Secretaria Municipal de Educação está aberta a diálogos para tratar democraticamente do assunto.

Além dos 1400 alunos da rede municipal de ensino, a merenda escolar também era distribuída a 114 professores, 32 funcionários e aproximadamente 48 estagiários. foto: Antônio de Picolli/Tribuna do Vale

Commentaires


Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Localização

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.

JDS Comuncação
bottom of page