Ribeirão Claro terá projeto de Equoterapia para alunos da APAE
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

A Escola Pérola do Norte (APAE) de Ribeirão Claro oferecerá sessões de Equoterapia aos alunos atendidos pelo estabelecimento de ensino. As atividades com a utilização de cavalos serão realizadas no Centro Municipal de Eventos e conduzidas por fisioterapeutas da APAE, que já passaram por um curso de especialização. Além do local, a prefeitura dará todo o suporte necessário para a realização do projeto.
O programa foi trazido ao município pelo prefeito Mario Augusto Pereira, que visitou há cerca de dois meses a sede do Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio" da Polícia Militar, em Curitiba. O regimento da PM é um dos pioneiros na utilização do método terapêutico no estado e uma das principais referências em Equoterapia. O chefe do executivo conheceu detalhes do programa e conseguiu a doação de três selas para o projeto.
O método terapêutico e educacional utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Tem eficácia reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Reunião de apresentação
Essa semana a direção, professores e funcionários da APAE receberam dois representantes do Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio" da Polícia Militar. O capitão Cruz e o major Marcos estiveram no município na última terça-feira (24) para falar sobre equoterapia e responder as perguntas sobre o tema. O trabalho realizado pelo regimento já atendeu mais de cinco mil pessoas com necessidades especiais nos últimos 25 anos.
O prefeito Mario Augusto Pereira e o vice João Carlos Bonato e a presidente da Câmara, Eliana Cortez participaram do encontro. Segundo o chefe do executivo municipal, uma reunião na próxima semana definirá os últimos detalhes para a implantação do projeto. “Daremos todo o suporte para que a equipe da APAE possa desenvolver o trabalho”, concluiu.
Comments