Ação com esterqueiros melhora qualidade da água no Paraná
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Encontrar boas-práticas para melhorar a agricultura local é uma das metas do estado do Paraná. Para melhorar as questões ambientais, a região busca conservar o solo de maneira correta. Além disso, cinco mil nascentes são protegidas para que as famílias que fazem parte do grupo da agricultura familiar tenham melhor qualidade de água e um bom saneamento básico.
Uma das ações que contribuem para as melhorias - tanto do meio ambiente, como da produção - é a de esterqueiros. A iniciativa de criar locais para se acumular o estrume das vacas acontece na cidade de Tomazina.
A ideia surgiu porque o principal produto da região – que é o leite – além de ser uma grande riqueza, também tinha como consequência a contaminação do solo. Isso porque os dejetos das vacas estavam contaminando as nascentes locais. Segundo o extensionista rural Alfredo Alemão, a introdução desse projeto ajudou a melhorar a conscientização dos pequenos produtores.
“Não pode mais pensar em produzir sem ter um cuidado com a questão ambiental. A atividade leiteira sempre foi uma atividade conduzida sem muita preocupação, porque a gente não via muitos problemas. Mas a partir do momento que tem essa significação da atividade, ela passa a gerar resíduos. Apesar dele [esterco] ter um alto poder como fertilizante, se for parar em lugares inadequados, ele vai ser um agente poluente”.
Economia local
Além da produção de leite em Tomazina, a produção de soja, milho, hortaliças e frutas também são destaques da agricultura familiar paranaense. Segundo o Diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater-PR), Paulo Hidalgo, dos 360 mil produtores no estado, 320 são pequenos agricultores da região. Ele comenta que essa força dos pequenos produtores contribui, e muito, para a economia estadual.
“A agricultura para o estado representa quase 40% de toda a movimentação econômica estadual, do PIB estadual. Então ela é gigantesca, enorme. O Paraná representa 18% da soja brasileira. A agricultura familiar tem importância total, porque aqui predominam pequenas propriedades no estado”.
Fórum Mundial da Água
Até o dia 23 de março, o Brasil receberá o Fórum Mundial da Água, em Brasília. Pela primeira vez, em sua oitava edição, o Fórum Mundial da Água terá um país do hemisfério Sul como anfitrião.
O evento busca discutir novas práticas para que a utilização de água ocorra de maneira sustentável.
Comments