Athletico domina do início ao fim, vence o Botafogo e se consolida no G6
- Jivago França
- 18 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

O Athletico segue firme e forte no objetivo de terminar o Brasileirão na melhor colocação possível. Superior do início ao fim, o time se consolidou no G6, ao vencer o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo (17), na Arena da Baixada, em duelo válido pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória rubro-negra foi marcado pelo atacante Thonny Anderson.
O resultado levou o Furacão para a quinta colocação na tabela, com 53 pontos, ultrapassando o São Paulo. Agora, o próximo desafio do Rubro-Negro será no domingo (24), às 16h, diante do Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O jogo
O Athletico entrou em campo com uma formação diferente, com Thonny Anderson no ataque e Nikão deslocado para o setor de armação, e encontrou um adversário que justificou a sua posição incômoda no Brasileirão com atuação sem brilho. Diante da proposta de não sofrer, o Botafogo se defendeu das investidas dos mandantes e pouco ameaçou o goleiro Léo, que substituiu o titular Santos, convocado pela seleção brasileira.
Em sua característica de preservar a intensidade e manter a posse, o Furacão teve repertório para ameaçar o Alvinegro. Aos dois minutos, Nikão arriscou chute forte e Cavalieri defendeu. A equipe de Eduardo Barros também tentou na bola parada, com Khellven, mas o goleiro botafoguense salvou mais uma. A melhor chance saiu em pênalti marcado pelo árbitro após consulta ao vídeo, aos 22, mas Marcelo Cirino bateu para fora.
O Botafogo finalizou com perigo apenas uma vez, já na reta final do primeiro tempo. Aos 44, Cícero desviou de cabeça após cobrança de falta e a bola passou perto da trave.
O Athletico seguiu controlando e sendo superior no segundo tempo. Mas ainda faltava a cereja do bolo. Nikão teve ótima oportunidade, aos cinco minutos, sem goleiro, mas mandou por cima. Pouco depois, foi a vez de Camacho soltar a bomba da entrada da área e mandar muito perto do ângulo direito.
O primeiro gol finalmente saiu aos 13 minutos, com Rony entortando o marcador e servindo Thonny Anderson, que teve apenas o trabalho de bater sem muita força e surpreender Diego Cavalieri, que até chegou a tocar na bola, mas não evitou que o mérito da insistência rubro-negra prevalecesse.
Estar atrás no placar até fez com que o Botafogo buscasse se abrir e rondar mais a área. Mas apenas um chute forte de Cícero exigiu esforço de Léo. Melhor para o Furacão, que teve um caminho aberto para uma vitória tranquila, que só não foi maior porque o árbitro anulou o segundo gol, marcado por Thiago Heleno, aos 22, após consultar o vídeo. O Botafogo teve a chance de empatar aos 49, com Diego Souza, mas o camisa 7 acertou as redes pelo lado de fora e não evitou a derrota.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO 1X0 BOTAFOGO
Local: Arena da Baixada.
Data: Domingo, 17 de novembro de 2019.
Horário: 18h.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC).
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC).
Assistentes do VAR: William Machado Steffen (SC) e Kleber Lucio Gil (Fifa-SC).
Público e renda: 18.091 total | R$ 456.905,00.
Athletico: Léo; Khellven, Robson Bambu, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington, Camacho e Nikão; Rony (Marco Ruben), Marcelo Cirino (Vitinho) e Thonny Anderson.
Técnico: Eduardo Barros.
Botafogo: Diego Cavalieri; Fernando, Joel Carli, Gabriel e Lucas Barros; Cícero, João Paulo e Alex Santana (Rhuan); Luiz Fernando (Marcos Vinícius), Léo Valencia e Igor Cássio (Diego Souza).
Técnico: Alberto Valentim.
Gol: Thonny Anderson (CAP) aos 13′ do segundo tempo.
Cartões amarelos: Robson Bambu, Thiago Heleno, Márcio Azevedo e Thonny Anderson (CAP); Joel Carli (BOT).
Guilherme Coimbra / Banda B
Comments