Atunorpi realiza peregrinação missão técnica pela Rota do Rosário
- Jivago França
- 30 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Assessoria Atunorpi

A Atunorpi, Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná em parceria com outras entidades realiza a peregrinação missão técnica pela Rota do Rosário. O primeiro trecho com 137 quilômetros foi percorrido em fevereiro na região de Piraí do Sul, Jaguariaíva e Arapoti.
A peregrinação aconteceu entre os dias 17 e 19 de fevereiro. O trajeto foi entre Piraí do Sul, Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Jaguariaíva, Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria e Arapoti com a Igrejinha de São João Batista.
O presidente da Atunorpi, Welington T. Bergamaschi, sua esposa Alice Prado, o consultor da associação e coordenador do coletivo turístico Pratique Turismo Regional, João Gouveia Cezar, Sandra Camacho da Paraná Turismo, Diego Gouvea, Equipe Aralama, Ana Paula Castro, TMZ Turismo, Mariana oliveira - Guia de Turismo Sapopema e Padre Celso Miqueli, Rota do Rosário estavam presentes no primeiro trecho.
Segundo o presidente da Atunorpi, Welington T. Bergamaschi, esta peregrinação é de caráter experimental. “Ela oportunizou um primeiro contato com esta realidade sob o olhar técnico de uma equipe que peregrinou e percorreu todo o trajeto, identificando as potencialidades, desafios, dialogando com a comunidade, lideranças municipais a fim de promover as ações necessárias de amenidades aos próximos interessados, criando estruturas de apoio e sinalização para este trecho considerado o portal da Rota do Rosário, Turismo Religioso e Sustentável no Norte Pioneiro e Campos Gerais PR”, destacou Bergamaschi.
Após todo o trajeto percorrido, os peregrinos chegaram ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, visitaram o local, almoçaram e participaram de uma reunião. Participaram da reunião, Carlos Ornellas, Presidente do Comtur e Diretor da Adetur Campos Gerais, Tamara Roman, da Pousada Recanto do Monge, Rafael Ponim e Sérgio Mendes do Santuário do Senhor Bom Jesus, Vanessa Lopes, Secretária da Comunicação e Edson Camarão, Diretor de Turismo.
“A conversação foi próspera. Devido ao tempo chuvoso, o último trecho de Jaguariaíva até Arapoti foi percorrido com apoio até a Igrejinha de Arapoti. No Salão Paroquial Pe. José Pytel, houve uma breve partilha da mesma equipe com representantes da Pastur – Pastoral do Turismo, Ley de Azevedo, Conceição Biscaia e Josemere da Silva, membros do Comtur: dona Silvete, Júnior Gouvea Paz e Sandra Madeira, também do Bora Caminhar. Este foi o primeiro contato entres outros que virão neste trajeto inicial de toda a grande rota que estende dos Campos Gerais ao Norte Pioneiro, em fase de formatação”, destacou o consultor da Atunorpi, João Gouveia.
Também foi realizado ainda a peregrinação pelo trecho dois, entre as cidades de Jacarezinho e Ribeirão Claro. O percurso saiu do Santuário da Mãe Rainha, passando pela Catedral Diocesana, Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e seguiu até o São Vicente Pallotti em Ribeirão Claro. Essa peregrinação aconteceu entre os dias 16 e 18 deste mês (março) e foram percorridos ao todo 50 quilômetros.
O turismo religioso hoje é um dos segmentos que mais cresce no mundo. A peregrinação da forma como está sendo realizada no Norte Pioneiro e Campos Gerais com demarcação de pontos importantes é uma ação pioneira no turismo religioso. Esta inovação ajudará não só os peregrinos, mas todas as comunidades envolvidas na Rota do Rosário que será percorrida em toda sua extensão.
Comments