Caso suspeito de Coronavírus é descartado em Jacarezinho
- Jivago França
- 28 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
PortalJNN
A secretaria municipal de saúde de Jacarezinho, descartou nesta sexta-feira (28) um caso que boatos diziam ser suspeito de Coronavírus. Segundo a nota divulgada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, uma jovem que esteve na Itália (Roma) de 1 a 15 de fevereiro fez escala em São Paulo no domingo (16) e apresentou tosse.
A tosse, segundo o documento provavelmente seria em decorrência da alteração climática. Ao entardecer do mesmo dia a jovem já teve melhora e viajou para Jacarezinho na quarta-feira (19). O caso foi comunicado para Vigilância Epidemiológica que fez contato com a 19ª Regional de Saúde e juntamente com a Sesa, avaliaram a situação e descartaram o caso suspeito por não apresentar critérios clínicos compatíveis com a doença.
Ainda segundo a nota, a jovem não apresentou mais sintomas e foi liberada do isolamento domiciliar pela equipe médica da Sesa, pois foi descartado qualquer possibilidade da doença.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, considera-se caso suspeito se um paciente apresentar todos os sintomas compatíveis com o Coronavírus (febre, tosse e dificuldade respiratória) e se houver histórico de viagens por lugares com transmissão local e/ou ter tido contato com pessoas contaminadas.
Recomendações para prevenção e controle
É prudente adotar os princípios básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas.
Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
Higienizar as mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente.
Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).

コメント