Chuva ainda não resolve problema de abastecimento
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

A chuva que finalmente chegou ao Norte Pioneiro desde domingo (20) ameniza o problema dos baixos níveis dos rios e reservatórios de água que abastecem milhares de moradores, porém está muito longe de resolver o problema causado pela longa estiagem que afetou toda a região.
Em Siqueira Campos e Quatiguá os problemas são gravíssimos devido à baixa vazão dos rios que abastecem os municípios. Em Santo Antônio da Platina, Ibaiti e Conselheiro Mairinck a situação também é crítica, porém estável.
O rio que abastece Siqueira Campos, por exemplo, tinha até o fim de semana uma vazão de aproximadamente 10% do volume normal, logo a captação de água ali estava cinco vezes menor que a capacidade do sistema.
O gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz, em entrevista à Tribuna do Vale no fim de semana, havia alertado que mesmo que a previsão de chuva se confirmasse, a situação ainda não seria normalizada rapidamente. “Como o volume de chuvas tem sido quatro vezes menor que o habitual nesta época do ano, não vai ser dois ou três dias de chuva que vai resolver. Precisamos de um período maior de chuva para que os rios voltem a ter uma vazão que possa normalizar o abastecimento”, adiantou.
Neste fim de semana mais um poço artesiano entrou em operação em Siqueira Campos. Em Quatiguá também haverá a entrega de mais um poço artesiano. As medidas igualmente não resolvem o problema, mas ao menos aliviam a situação extrema de abastecimento que a Sanepar enfrenta nesses municípios.
De qualquer forma o alerta para que a população evite lavar calçadas e carros, por exemplo, e faça o uso racional da água, segue em prática e não deve ser retirado em breve mesmo que as chuvas continuem nos próximos dias.
De acordo com o Simepar, a previsão não é de boas notícias para os próximos dias. Isso porque segundo o órgão, a probabilidade de chuva para os municípios do Norte Pioneiro durante esta semana é baixa. A tendência é que só volte a chover em volume de maior relevância no próximo domingo (27).
Wenceslau Braz
Este município teve problemas de abastecimento durante o último fim de semana, mas por motivos diferentes dos enfrentados por cidades vizinhas. Isso porque equipamentos da captação de água no Rio Natureza foram furtados e a Sanepar precisou fazer uma reposição emergencial para suprir o problema.
Os moradores ficaram todo o domingo sem abastecimento, que só foi normalizado no fim da noite. O detalhe é que o município enfrentou graves problemas de desabastecimentos seguidos durante anos, em uma situação que só foi resolvida recentemente, após grandes investimentos da Sanepar para modernizar e ampliar os sistemas de captação e armazenamento de água.
Tribuna do Vale
Comments