top of page

Como escolher uma máquina de café expresso

Para quem tem o costume de tomar café expresso, pode ser pela manhã ou mesmo na pausa do trabalho, deve saber exatamente como escolher uma máquina de café expresso. Boa parte dos brasileiros fazem parte desse grupo.


Como funciona a máquina de expresso?


A invenção de Luigi Bezzera só se tornou o que é hoje a partir de 1969. Antes disso, modelos pouco práticos e responsáveis por um café de qualidade baixa estiveram no mercado. A pressão, tão necessária na produção da famosa bebida, só foi introduzida em 1946! Ainda bem que, hoje em dia, as máquinas evoluíram e atendem todas as demandas.


Toda máquina de café expresso, seja doméstica ou profissional, tem um funcionamento semelhante. Sim, o seu expresso feito em casa não difere muito do que você pode comprar em qualquer cafeteria! Compostas pelos mesmos itens e produzindo expressos de qualidade, a maior diferença entre elas está no tamanho da máquina.


Toda máquina de expresso possui:


Filtro: Filtra a água antes que ela entre na máquina, eliminando sabores indesejáveis.

Manômetro: É utilizado para verificar a pressão da caldeira e da água, que deve ficar entre 8,5 e 9 atmosferas para um café saboroso.


Bomba elétrica: É responsável por colocar alta pressão na água filtrada, que é dividida em duas; uma enche a caldeira e outra serve para fazer o café.


Caldeira de cobre: Assim que a máquina é ligada, parte da caldeira é preenchida até determinado nível com água, deixando espaço para o vapor. A água é aquecida a 90 ºC com uma resistência elétrica e termostatos regulam a temperatura do vapor, que deve se manter próxima a 119 ºC.


Grupo de extração: É o compartimento removível em que se coloca o pó de café moído e pressionado e por onde passa a água sob pressão, que gera o expresso. Uma máquina pode ter de um a quatro grupos de extração.


Máquinas mais elaboradas, em especial as profissionais, podem apresentar também um aquecedor de xícaras e tubos de água e vapor. O aquecedor mantém a louça aquecida para que ela não esfrie o café. O tubo de água é uma saída para de obter água quente para bebidas como chá. Por fim, o tubo de vapor extrai vapor diretamente da caldeira e é utilizado para borbulhar o leite, fazendo a espuma do capuccino.


Basicamente, a água passa pela caldeira, onde é fervida. Em seguida, tubos direcionam ela à bomba elétrica, que “empurra” a água pelo café com a pressão de no mínimo 1,2 bar. É essa pressão que, forte como vem, consegue retirar todo o sabor e o aroma do café, sendo responsável ainda pela famosa e indispensável crema.


Tipos de Máquina de Café Expresso


Se o café é a segunda bebida mais ingerida mundialmente, o expresso vem para garantir uma experiência ainda mais forte e encorpada. As cafeteiras expresso têm se modernizado cada vez mais e sua funcionalidade contribui para o interesse por essas máquinas. Mas como funciona cada modelo?


Máquina de Café Expresso Manual ou Semiautomática


A cafeteira expresso manual é uma boa opção para quem é conhecedor de café e também dessas máquinas. Afinal, elas requerem cuidados específicos com a moagem e dosagem do café. Uma máquina de café expresso semiautomática não se difere muito da manual, trata-se de um meio termo entre o preparo automático e o manual.


Algumas funções das cafeteiras semiautomáticas também podem ser reguláveis, como pressão, tempo de preparo e temperatura. Apesar da semiautomática ainda exigir a medição e a compactação do café moído, a grande diferença entre ela e uma máquina de café expresso manual é que a primeira possui uma programação específica para uma certa quantidade de café – uma ou duas xícaras, normalmente.


Máquina de Café Expresso Automática e Super-automática


Autonomia e rapidez. As cafeteiras expresso automáticas e superautomáticas são muito utilizadas em estabelecimentos comerciais. Mesmo que a qualidade da bebida fique um pouco vulnerável, essas cafeteiras possuem um moinho eficiente e de fácil funcionamento.


Nesses modelos, características como volume de água e a pressão em que esta é submetida são pré-definidos. As máquinas de café expresso super-automáticas são bem potentes, e costumam ter os valores mais elevados do mercado.


Máquinas de Café Expresso em Cápsulas


Imagine fazer um café expresso rapidamente, sem a necessidade de desenvolver habilidades especiais para isso. As máquinas de café expresso em cápsulas proporcionam praticidade e qualidade.


Uma cafeteira de cápsulas funciona a partir da pressão, como os outros modelos, mas não exige um moedor de café, por exemplo. Não é preciso se preocupar com a dosagem certa do café, ou mesmo com a sujeira do pó após o expresso pronto. Tanto a medida certa, quanto a pressão e temperatura da água são automáticas.


Sistema de Cápsulas


As cápsulas tornaram-se muito populares nos últimos anos. São recipientes de plásticos tampados por um selo de folha de alumínio, contendo a quantidade certa de café moído para uma xícara. Com preço acessível, as cápsulas ocupam pouco espaço e sempre são compatíveis com determinada máquina de café expresso.


O preparo de um café expresso de cápsula é simples. Basta colocar água no recipiente, encaixar a cápsula no compartimento próprio e abaixar a tampa. Cerca de 30 segundos depois, o expresso estará pronto.

Comments


Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Localização

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.

JDS Comuncação
bottom of page