top of page

Experiência por antigas fazendas de café em Ribeirão Claro

Governo do Paraná

 
Foto: Marcio Kubo

Em minha última viagem durante os Jogos de Aventura e Natureza pela cidade de Ribeirão Claro, que fica na região de Angra Doce, tive ótimas e divertidas experiências de aventura com belas paisagens. No entanto, a cidade tem também outras atrações muito interessantes que contam a história do café no Paraná.


No início do século XX o café começou a ser cultivado na região Norte Pioneiro do Paraná, onde fica Ribeirão Claro e parte dessa história é contada e ilustrada em antigas fazendas produtoras de café da cidade.


Em uma das experiências na cidade, visitamos uma fazenda que foi fundada no início dos anos de 1900 e que, de acordo com nosso guia, chegou a ter 240 funcionários trabalhando na produção de milhares de sacas de café. Além de receber os turistas, atualmente a fazenda cultiva árvores frutíferas como lichia, macadâmia e abacate.


Durante a visita, que é guiada, fizemos uma trilha ecológica em mata nativa que hoje é uma Área de Proteção Permanente (APP) e tem em torno de 30 hectares. A trilha é curta e pode ser feita sem dificuldades.


Nela, podemos observar diversos tipos de plantas e árvores, algumas centenárias. A mais impressionante certamente é a grande figueira vista no meio do caminho. Quem acompanhou nossas viagens pelo Paraná durante os Jogos de Aventura e Natureza, já deve ter percebido o quanto aprecio esse tipo de passeio.


Depois de percorrermos a trilha, partimos conhecer as antigas instalações e equipamentos que eram usados na produção de café. O passeio é muito interessante pois, podemos observar alguns dos equipamentos em funcionamento, além de conhecermos todo o processo de armazenamento, separação e secagem dos grãos que era utilizado na época. O guia, com toda a sua simpatia e disposição, nos deu uma verdadeira aula.


Para visitar a fazenda é preciso fazer agendamento antecipado. Grupos com no mínimo 10 pessoas podem desfrutar, também, de um café rural, experiência que não foi possível vivenciarmos. Eis aí pelo menos mais um motivo para retornarmos. Com certeza vale a pena juntar os amigos ou a família para fazer uma visita completa.


Amei visitar a fazenda que além de todo seu valor histórico e cultural tem uma beleza surpreende também marcada pelas construções que preservam as características da época em que foram edificadas.


Mais uma experiência na cidade, é conhecer um laboratório de degustação e classificação de café, localizado em outra fazenda que antigamente também era produtora do grão. Durante a visita também é possível saber sobre a história do café, que é contada de maneira consistente e apaixonada por quem nos recebe, nos inspirando a valorizar e compreender ainda mais a história e cultura do Estado do Paraná.


As visitas nas fazendas foram interessantes e me deixaram ainda mais encantada pela região, que além de ter tantas belezas naturais, proporcionam ótimas experiências que resgatam a história do Paraná e enriquecem a cultura dos visitantes.


Se quiser saber o que mais visitar na região de Angra Doce, acesse Viaje Paraná.


Sobre a viajante:

Meu nome é Keila Kubo, amo viajar pelo Paraná com minha família e compartilhar nossas deliciosas experiências no Blog Turistando Pelo Paraná. Estou acompanhando os Jogos de Aventura e Natureza e vou contar para você sobre minhas aventuras em cada região por onde os jogos estão acontecendo.



Commentaires


Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Localização

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.

JDS Comuncação
bottom of page