top of page

Ficafé gera conhecimento e valoriza mercado de cafés especiais

Entre os objetivos centrais da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) estão a capacitação dos produtores e a oferta de oportunidades que ampliam o acesso ao mercado de cafés especiais. O evento, que acontece de 2 a 4 de outubro, em Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná, deve atrair mais de 3 mil pessoas entre produtores, compradores, técnicos e profissionais do segmento de cafés especiais.


A programação da feira promove diversas oportunidades que destacam a qualidade dos cafés da região. O leilão, por exemplo, funciona como uma ferramenta que traz visibilidade para os melhores lotes de cafés especiais do ano, conectando, diretamente, produtores a compradores. O presidente da Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Ricardo Batista dos Santos, destaca que há anos a região tem sentido os reflexos positivos da Ficafé.


“O leilão tem feito a diferença para nós, produtores, assim como os espaços de cafeteria, que servem para a degustação das bebidas. Com estas oportunidades conseguimos vender no ano passado sete contêiners de sacas de cafés especiais para Nova York, Londres e Hamburgo, por R$ 747 a saca. Na época o valor de mercado era de R$ 380,00”, diz Ricardo.


O presidente da Cocenpp reforça também que graças ao estímulo do Sebrae/PR e entidades como a Emater, que acompanham o grupo de produtores durante todo o ano, a forma de plantar café foi padronizada com novos processos, normas técnicas e cuidados ambientais.


“Estamos sentindo no bolso que é importante investir em qualidade e nos diferenciar com cafés especiais. A Ficafé vem para coroar esta dedicação e possibilitar que sejamos recompensados”, analisa.


Com o clima e solo favorável, as primeiras produções de café na região do norte pioneiro são datadas no início dos anos de 1900. De acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a safra de 2019 deve resultar em 1 milhão de sacas. Destas, 660 mil, serão colhidas na região.


Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, detalha que o projeto iniciado em 2006 que visava ampliar a produção e comercialização dos cafés especiais e a organização de um grande evento, a Ficafé, que servisse de vitrine para estes cafés, resultou em destaque à produção local.


“O Sebrae/PR tem estimulado o relacionamento contínuo entre compradores e produtores. Hoje, a Ficafé, que nasceu entre reuniões da entidade e produtores, já faz parte da programação nacional do segmento. Esta 12ª edição a feira vem para reforçar compromisso em gerar desenvolvimento local por meio do estímulo aos cafés especiais”, assegura Odemir Capello.


Ficafé 2019


A Ficafé acontece anualmente em Jacarezinho, no Centro de Eventos de Jacarezinho. Durante este período, produtores e compradores participarão da programação que inclui degustação de cafés especiais, workshops, palestras e ações que visam estreitar relacionamentos com os membros dessa importante cadeia produtiva. A visitação é gratuita. Mais detalhes podem ser conferidos no site www.ficafe.com.br.


A Ficafé 2019 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura de Jacarezinho, Governo do Paraná, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto Federal do Paraná (IFPR – campus Jacarezinho), Sistema Faep (Senar, Faep e Sindicato Rural), Iapar, IAP, Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Adapar, Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), CREA-PR, Emater, Cooperativa Integrada, Fecomércio PR, Sesc, Senac e Museu do Café.


 

Camila Cabau

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

bottom of page