Onça-pintada é flagrada em armadilha fotográfica no Paraná
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

Uma nova onça-pintada foi flagrada por uma armadilha fotográfica na região da Grande Reserva Mata Atlântica, no Paraná. O registro foi realizado em agosto e divulgado nesta quarta-feira (2) pela SPVS Brasil (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).
Antes deste registro, em julho de 2018, outra armadilha fotográfica instalada na área de conservação já havia filmado um casal de onças-pintadas na Serra do Mar. Um macho e uma fêmea circulavam juntos pela região. Foi o primeiro registro de felinos desta espécie na Serra.
Maior felino do continente americano, a onça-pintada atualmente é uma espécie classificada como “vulnerável” ao risco de extição, conforme o Livro Vermelho da Fauna Brasileira. A lista é elaborada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
ONÇA-PINTADA É FILMADA NO PARANÁ. ASSISTA:
Além disso, as armadilhas fotográficas da SPVS também flagraram outros felinos, como puma e jaguatirica. Consequentemente, vários grandes mamíferos deram as caras nas filmagens. Houve registros, também, de espécies como anta, cachorro-vinagre (foto) e queixada (assista aos vídeos logo abaixo).
“A onça-pintada está no topo da cadeia alimentar. Por isso, a presença dela indica o bom estado de conservação do local, favorecendo a sobrevivência desta e de outras espécies, como mostram os outros registros”, explicou o pesquisador do IPeC (Instituto de Pesquisas Cananéia) Roberto Fusco Costa.
Pós-doutorando do Programa de Ecologia e Conservação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Fusco coordena projetos na Grande Reserva Mata Atlântica. A área de dois milhões de hectares abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Confira outros animais filmados pelas armadilhas fotográficas:
Jaguatirica (Leopardus pardalis)
Puma (Puma concolor)
Anta (Tapirus terrestres)
Queixada (Tayassu pecari)
Angelo Sfair / Paraná Portal
Comments