Platinense é destaque em competição de Paraenduro
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
O jovem Kalleo Sampaio, aluno da Apae de Santo Antônio da Platina, colocou seu nome entre os principais atletas de Paraenduro do país ao ficar em 3º lugar na competição válida pelo Campeonato Brasileiro e 3ª etapa do Campeonato Paranaense da modalidade, disputada no último final de semana em Pinhais (PR).
Com mais de 40 atletas de quatro estados (Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais), a competição foi realizada no Haras Palmital, na Estrada da Graciosa, e teve boa presença de público.
Kalleo disputou a competição com o apoio dos profissionais da Equoterapia da Apae de Santo Antonio da Platina, Viviane Cóccia e Diego Cóccia e percorreu o trajeto de cinco quilômetros montando o cavalo Dindo, fornecido por Eros Spartallis da Equo dos Campos Gerais, da cidade de Ponta Grossa.
MODALIDADE
O Paraenduro é uma atividade de Enduro Equestre para pessoas com necessidades especiais, tendo sido criado no Paraná em 2011. Segundo o setor de Esporte Paraequestre da Federação Paranaense de Hipismo, a modalidade nasceu a partir de um questionamento de uma pessoa com deficiência que desejava participar de uma prova.
O primeiro campeonato em nível nacional foi disputado em 2013 e hoje a modalidade é praticada em vários estados do Brasil e também Portugal e Ucrânia. As competições são divididas em duas categorias: Enduro Adaptado e Paraenduro. Em cada um existem disputas para 5, 10 e 20 quilômetros, sendo uma competição de regularidade.
Tanosite
Comments