Prazo termina e apenas 4,9% das obras do Aparecidinho 3 são concluídas
- Jivago França
- 11 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Luiz Guilherme Bannwart / Tribuna do Vale

O prazo estabelecido pela Prefeitura de Santo Antônio da Platina para a conclusão das obras de pavimentação asfáltica no Conjunto Habitacional João Evangelista de Mello, popularmente conhecido por Aparecidinho 3, orçado em R$ 6 milhões, se encerrou no dia 7 de fevereiro de 2020, com apenas 4,9% dos serviços concluídos, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Entretanto, conforme o engenheiro Fernando Ricardo Ferreira, responsável pela fiscalização municipal, um aditivo contratual permite que a empresa RM Rezende finalize os trabalhos até agosto deste ano.
De acordo com o engenheiro da prefeitura, a RM Rezende não apresentou os relatórios de ensaio ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) – responsável pelo gerenciamento da obra junto ao governo estadual. Trata-se do controle tecnológico de materiais empregados, no caso em questão: manilhas e concreto, para a liberação dos pagamentos à empresa.
“A empresa (RM Rezende) deu o passo maior que a perna ao assumir outras três obras aqui no município e em cidades vizinhas. Ela enfrenta problemas financeiros e não dispõe de pessoal suficiente para atender as demandas”, avalia Fernando Ferreira, observando que diferentemente do Paraná Cidades e da Caixa Econômica Federal, que só exigem os respectivos relatórios na conclusão das obras, o processo junto ao DER deve ocorrer rotineiramente para que a haja a liberação de recursos pelo governo estadual.
O engenheiro esclarece, ainda, que os 8% das obras executadas até o momento corresponde a serviços de drenagem e manilhamento que representam uma fatia menor do orçamento, porém, com maior tempo de trabalho empregado. “Concluída está parte da obra, que foi dividida em blocos, a pavimentação asfáltica acontece com mais agilidade e o volume de recursos financeiros liberados à empresa (RM Rezende) é maior, mas é preciso retomar os trabalhos para que possamos entregar o asfalto à população até agosto”, salienta Fernando.
Além do Aparecidinho 3, a RM Rezende também é responsável pela execução de obras de pavimentação nos bairros Jardim Isaura, Jardim Baggio e Jardim Campestre, totalizando um orçamento estimado em de R$ 10 milhões. A empresa venceu os processos licitatórios sem a participação de concorrentes.
A RM Rezende foi notifica pela Prefeitura de Santo Antônio da Platina pela última vez no dia 26 de janeiro e, segundo o engenheiro Fernando Ferreira, informou que os relatórios de ensaio já foram encaminhados ao setor responsável da Secretária de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) para a liberação dos orçamentos e que deve retomar as obras no Conjunto Aparecidinho 3 na primeira quinzena de abril.
Sem resposta
Moradores do Conjunto Aparecidinho 3 reclamam da falta de resposta da prefeitura em relação às obras de pavimentação asfáltica no bairro. “Ninguém aparece por aqui para dar satisfação aos moradores, mas em época de eleição eles (candidatos) não saem do bairro. Dias atrás, um morador questionou o prefeito no programa do Juninho Queiroz e ele respondeu que sua ansiedade era a mesma do morador pelo fim das obras. Isso é reposta?”, questiona o pedreiro Adenilson Carlos da Silva.
Comments