top of page

Ribeirão Claro tem lugares incríveis para contemplação e aventura


Foto: Marcio Kubo

A próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza acontecerá na região de Angra Doce, entre os dias 23 de novembro e 01 de dezembro. Ribeirão Claro, uma das cinco cidades que receberá os jogos, tem diversas atrações para quem quiser aproveitar e turistar pela região.


A cidade fica na divisa com o Estado de São Paulo, no norte do Paraná, a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba. Sua localização é privilegiada, pois fica muito próxima da represa Chavantes e do rio Paranapanema, onde é possível contemplar cenários de surpreendentes belezas.


A represa Chavantes é um dos atrativos turísticos da cidade. De longe o que podemos enxergar é uma imensidão de águas azuis, de perto as águas são límpidas e com temperatura agradável em dias quentes.


Eu sou apaixonada pela região e já estive algumas vezes na cidade, onde tive a oportunidade de fazer trilhas contemplativas em alguns de seus morros. Cada um deles me surpreendeu de maneira diferente e neste texto vou compartilhar sobre três experiências que tive por lá.


1 - Morro do Gavião


O Morro do Gavião tem em torno de 850 metros de altura em relação ao nível do mar e fica na área rural da cidade a aproximadamente 10 quilômetros da área urbana. A paisagem que você pode contemplar ao chegar em seu topo é maravilhosa, o que faz valer cada passo dado em sua direção.


O morro fica muito próximo da represa Chavantes, o que proporciona uma ótima visão de suas belas águas azuladas. O lugar é ideal para passar um tempo em estado de relaxamento, tirar muitas fotos e até fazer um piquenique.


Na última vez que estive por lá, uma tempestade começou a se formar e por isso desci o morro imediatamente. Mas, consegui registrar uma bela imagem daquele cenário incrível.


A trilha para chegar ao topo do morro tem em torno de um quilômetro de extensão em um terreno inclinado. O percurso é feito em um trecho com calçamento de pedras o que facilita a caminhada, principalmente para as pessoas que não estão acostumadas a andar em terrenos acidentados como os de uma trilha natural.


Além da caminhada e contemplação, por lá também é possível viver outras aventuras, que ainda não tive oportunidade de fazer, como rapel e tirolesa. Mais um motivo para continuar voltando para cidade.


2 - Morro do Avião


Outros lugares com paisagens incríveis também, são o Morro do Avião e a Serra das Pedras, que ficam mais afastados da represa Chavantes, mas proporcionam uma visão mais ampla da região.


O Morro do Avião tem aproximadamente 1000 metros de altura em relação ao nível do mar. Pra chegar até lá, é preciso caminhar em torno de três quilômetros e meio em um percurso com terreno natural, a maior parte entre pastos.


Neste caso, é fundamental usar protetor solar, chapéu e roupas que te protejam do sol. O ideal é fazer essa trilha bem cedinho, assim se o clima estiver muito quente, o passeio se torna mais ameno. Tive sorte, pois no dia em que fiz a trilha estava nublado e por isso não sofri com o sol.


De lá de cima, além de conseguir visualizar de longe parte da represa Chavantes, também podemos ver no horizonte, diversas pequenas cidades da região. Adorei fazer essa trilha, que exigiu um pouco mais de esforço físico, mas despertou diversas sensações de satisfação e de liberdade com tantos cenários surpreendentes.


3 - Serra das Pedras


A trilha para Serra das Pedras é bem menor, apenas um quilômetro e meio, mas também é feita em solo natural, pelo pasto e em terreno inclinado. No topo do morro podemos, mais uma vez, visualizar a extensão da represa Chavantes, agora com outro ângulo, além da beleza de outras serras que compõem o visual.


Uma dica é subir no morro no final do dia para apreciar um belo pôr do sol. Junto com minha família, tive a oportunidade de viver um momento como este, que ficou para sempre em nossas recordações.


Como fazer as trilhas


A trilha no Morro do Gavião é autoguiada, portanto não é obrigatório o acompanhamento de um guia. Entretanto, para fazer a trilha do Morro do Avião e Serra das Pedras é preciso estar acompanhado. Você pode falar com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Ribeirão Claro e pedir a indicação de um guia, por meio do telefone: (43) 3536-1300.


Além desses lugares que compartilhei com você, Ribeirão Claro tem outros atrativos e experiências. Se quiser saber mais sobre o que fazer por lá, acesse, Viaje Paraná.


Sobre os Jogos de Aventura e Natureza


Além de Ribeirão Claro, mais quatro cidades receberão os Jogos de Aventura e Natureza: Carlópolis, Siqueira Campos, Salto do Itararé e Jacarezinho. Para saber mais sobre a próxima etapa dos jogos e quais as modalidades acontecerão na região de Angra Doce, acesse o site.


Sobre a viajante:

Meu nome é Keila Kubo, amo viajar pelo Paraná com minha família e compartilhar nossas deliciosas experiências no Blog Turistando Pelo Paraná. Estou acompanhando os Jogos de Aventura e Natureza e vou contar para você sobre minhas aventuras em cada região por onde os jogos estão acontecendo.


 

Governo do Paraná

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

bottom of page