top of page

Santo Antônio tem selo para produtos de origem animal reconhecido nacionalmente


CRÉDITO: Antônio de Picolli – Arquivo

O Ministério da Agricultura e Abastecimento certificou o serviço de inspeção do município de Santo Antônio de Platina, que passa integrar o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e que garante aos produtores platinenses comercializar produtos de origem animal no mercado nacional.


O reconhecimento da equivalência do serviço de inspeção municipal de produtos de origem animal do município junto ao Sisbi, do Ministério da Agricultura, foi publicado na terça-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), de acordo com a Portaria 190, de 20/9/2019.


O município de Santo Antônio da Platina é o segundo do Paraná a conseguir esta equivalência do selo junto ao Ministério da Agricultura – o outro é Cascavel. A medida é comemorada pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Santo Antônio, Luís Carlos da Silva. “Estamos desde 2017 buscando este selo. Foi um processo longo, porque o Ministério da Agricultura faz uma série de exigências, mas felizmente agora nós conseguimos e esperamos beneficiar os produtores que tenham interesse em comercializar seus produtos em todo país”.


O deputado Luís Cláudio Romanelli (PSB), que atuou junto aos governos federal e estadual para que a certificação saísse do papel, destaca a importância do selo para a economia local e regional. “O foco principal é a piscicultura, mas a partir de agora podem ser comercializados laticínios, queijo, mel, carnes, entre outros produtos desse gênero. É mais um impulso para a economia do Norte Pioneiro”, aponta.


“Isso vai motivar outras cidades a implantar o SIM (Sistema de Inspeção Municipal). Os produtores vão ter condições, por exemplo, de vender queijo para o Brasil inteiro. Que o Sisbi motive os outros municípios da região a implantar esse selo de suma importância para a indústria da região”, completa Romanelli.


O presidente da Cooaqui (Cooperativa Agroindustrial dos Aquicultores Norte do Paraná), Carlos Eduardo Pinto Lima, disse que a adesão ao Sisbi é um novo marco para a piscicultura. “Agora vamos conseguir fechar uma cadeia de produtos com o abate e a comercialização para mercado nacional. Nós já temos uma fábrica de ração, a produção de alevinos e agora temos a certificação para o abate”, disse.


EMPREENDIMENTOS


A adesão ao Sisbi, segundo Marcos Takuti, presidente da Apinor (Associação dos Piscicultores do Norte do Paraná), vai alavancar o desenvolvimento, garantindo aos frigoríficos a comercialização em todo Brasil e também favorece o surgimento de vários outros empreendimentos na região. “Agradecemos o empenho do deputado Romanelli junto às autoridades federais para que Santo Antônio da Plantina recebesse este certificado. Temos uma importante frente onde poderemos vender os nossos peixes, é mais uma porta para os produtores. A nossa cooperativa e a associação ganharão muito com isso”, disse.


O técnico da Emater, engenheiro agrônomo Miguel Antonucci, disse que a medida vai atender pequenos frigoríficos da região que tinham o mercado, de certa forma, estagnado. “Temos agora a abertura de mercado e isso vai proporcionar maior renda para a região. Temos proprietário de frigorífico que fez investimento alto esperando a certificação e agora vai poder buscar novos mercados. Isso vai repercutir em toda cadeia do norte do Paraná”, disse.


 


Assessoria / Tribuna do Vale

Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

bottom of page