top of page

Subgrupamento de Bombeiros Independente tem apenas 50% do efetivo previsto


Tribuna do Vale

Quase um ano após a oficialização, o Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Santo Antônio da Platina, que atua em 22 municípios do Norte Pioneiro, opera com cerca de 50% do efetivo previsto inicialmente. Além disso, a unidade também enfrenta problemas com equipamentos e a construção do novo quartel, prevista para ter início em 2019, mas que até agora não saiu do papel.


A elevação da seção de Posto Avançado para Subgrupamento Independente foi uma grande conquista para a região, mas na prática não tem trazido transformações efetivas para os militares e para a população, embora o trabalho da corporação no Norte Pioneiro seja alvo de seguidos elogios pela eficiência demonstrada no atendimento às ocorrências.


Desta forma, o objetivo que era justamente ampliar a estrutura dos Bombeiros na região acaba não sendo atingido por ora.


De acordo com o capitão Angelino José de Siqueira, comandante do Subgrupamento de Bombeiros Independente, existe um esforço da unidade em melhorar as condições, porém, a burocracia acaba sendo um empecilho para que essas mudanças aconteçam rapidamente. “Todo o Estado passa por dificuldade, e na questão do efetivo apenas um concurso vai mudar a situação. Conseguimos a transferência de cinco bombeiros para a região, mas por outro lado, dois se aposentaram, então ficou um saldo de três. Com relação aos equipamentos, temos nos esforçado e é um desafio muito grande, mas conseguimos muitas melhorias, claro que não todas que gostaríamos, mas houve uma evolução, sim, neste período desde quando ocorreu a elevação para Subgrupamento de Bombeiros Independente”, garante.


“Hoje atuamos junto a três esferas públicas (municipal, estadual e federal) para buscar melhorias. Para o ano que vem já temos garantido a chegada de uma nova ambulância e um novo caminhão, além de alguns equipamentos. Então repito: as mudanças não são na velocidade que todos nós gostaríamos, mas estão acontecendo. Todo órgão público tem essa burocracia, com liberações e licitações, ainda mais com a economia em recessão, mas é uma dificuldade que nós superamos com a dedicação e capacidade da equipe, que tem prestado um excelente serviço à região sempre que solicitada”, conclui o comandante.


Vale lembrar que nesta semana os bombeiros lotados em Jacarezinho foram homenageados pela Câmara de Vereadores do município, justamente pelos serviços prestados a toda região.


QUARTEL


Sobre o novo quartel, cuja edificação com 2.163 m², que será construída em uma área com mais de cinco mil metros quadrado e está orçada em R$ 9.404.383,13, Angelino explica que faltam algumas liberações do governo federal, mas que o processo está tramitando e que a obra deve ser iniciada nos próximos meses.



Tribuna do Vale

Comments


Já nos segue nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube

Localização

Rua Coronel Batista, 595, centro
Jacarezinho-PR - CEP 86400-000

O conteúdo do PortalJNN é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Whatsapp
E-mail

PortalJNN - A informação com ética e credibilidade desde 2007.

JDS Comuncação
bottom of page