21ª Fescafé se reaproxima da população e é sucesso de público
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 4 min de leitura
Milhares de pessoas aproveitaram a queda nos preços e lotaram o Centro de Eventos durante os quatro dias de festa

A fórmula usada a partir de 2017 para a Fescafé foi aprovada pelo público e será repetida nas próximas edições. Baseados em uma das premissas básicas da festa criada pelo prefeito Mario Augusto Pereira em 1997, os organizadores aproximaram novamente a Fescafé da população. Com preços mais baixos nos produtos e serviços oferecidos ao público, o evento se tornou mais acessível e os visitantes vindos de Ribeirão Claro e dezenas de cidades do Paraná e São Paulo compareceram em peso.
Mesmo organizada tendo em mente o uso consciente de recursos públicos, a festa teve tudo que se espera de uma grande feira agropecuária. Shows com artistas reconhecidos, rodeio profissional de touros e cavalos, prova dos Três Tambores, exposições de gado, comércio e indústria, eventos técnicos voltados ao agronegócio, leilão de gado, palco alternativo com talentos locais, parque de diversões, ótima infraestrutura, praça de alimentação, balada após os shows, rodeio mirim com carneiros, além da tradicional cavalgada. Como bônus, internet WiFi liberada durante toda a Fescafé, com um número recorde de acessos e tráfego de dados.
Programação
O 22º Encontro do Café abriu as festividades na quinta-feira (6), a partir das 13h e apresentou as novidades do setor para cafeicultores de toda região. Entre as palestras, manejo conservacionista do solo e a experiência no preparo do café especial na américa central. O dia seguiu com shows no palco alternativo, com Coral Alpha, Edvaldo e Valdeci e Banda Velha Árvore. Na sequência, apresentações com a cantora gospel Célia Sakamoto, a dupla sertaneja Fernando Souza e Matheus e a Balada Sky.
Na sexta-feira (7), a programação começou cedo com o 3º Encontro Sobre Segurança Alimentar, que apresentou informações sobre o programa Aquisição de Alimentos, Experiência PNAE com Panificados e Estratégia de Mercado para Agricultura Familiar. Às 13h, 16º Encontro de Pecuária, com palestras sobre Manejo de Cerca Elétrica e Reprodução de Gado de Corte. Às 18h, os melhores animais estiveram à disposição dos compradores no Leilão de Gado da Rural Sul.
A programação seguiu com a reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) com a presença dos deputados estaduais Evandro Junior e Luiz Claudio Romanelli, além de prefeitos e autoridades civis e militares. Às 19h aconteceu a abertura oficial do evento, seguida pelo rodeio, shows de Marcela Itie e Pedro Galvão e Banda Charlie Marte no palco alternativo. Fechando a noite, a dupla Bruninho e Davi e a Balada Sky agitaram o público.
No sábado (8), as equipes Rozeta (touros) e Dominguinhos (cavalos) fizeram a alegria dos fãs com a abertura oficial do rodeio profissional em arena coberta, com destaque para o temido Touro Vingador, que por pouco não deu o prêmio acumulado de R$ 19 mil. A Banda InFire e a dupla João Ricardo e Dodô se apresentaram no palco alternativo, enquanto Fiduma e Jeca animaram a festa com a Balada Sky fechando a noite.
No domingo, mais de 1,3 mil cavaleiros e amazonas vindos de várias cidades do Paraná e São Paulo se reuniram no Distrito Industrial para a tradicional Cavalgada. O grupo passou pelas ruas centrais da cidade e finalizou o trajeto a poucos metros do Centro Municipal de Eventos, onde os líderes das comitivas receberam o troféu das mãos do prefeito Mario Augusto Pereira e da primeira-dama Ana Maria Molini. Os organizadores serviram mais de 3 mil refeições para todos os participantes, familiares e funcionários públicos que trabalharam na Fescafé.
Às 15h, prova dos Três Tambores e Balada Sky, seguidos da final do Rodeio (20h), com vitórias de Cleber Luis Benedito, de Guapiaçu - SP (touros), Antônio Calheiros de Moraes, de Santa Fé do Sul - SP (cavalos) e Letícia Perez (Três Tambores). Às 22h, apresentações de Iluminados por Deus e Ney Rocha no palco alternativo e às 23h show do cantor Leonardo, encerrando a 21ª Fescafé.
Avaliação positiva
De acordo com a secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Larissa Silva Fonteque e uma das organizadoras do evento, a 21ª Fescafé foi o resultado do trabalho de uma comissão cheia de garra, amor e dedicação. “Colocamos a felicidade do povo como prioridade, uma festa para todos e que foi melhor do que imaginávamos”, avaliou. “Estamos extremamente felizes e já trabalhando para a próxima festa, que se Deus quiser, será ainda melhor”, completou. “Agradecemos também a dedicação sem medidas da Associação Rural, através do presidente Danilo Camargo para a realização da Fescafé”.
O prefeito Mario Pereira reiterou várias vezes durante o evento, seu compromisso em trabalhar por uma festa com preços baixos e valores justos. “Essa festa é para o povo e será feita com preços justos, condições de acesso para todos se divertirem”, disse. Ele destacou o grande número de pessoas presentes nos quatro dias de evento e o baixo índice de ocorrências registradas na delegacia, atendimentos na Santa Casa e a ausência de brigas no Centro de Eventos. “Isso mostra que a Fescafé foi um sucesso, com o público que tivemos e sem brigas”, lembrou. “No ano que vem faremos ainda melhor”, concluiu.
Comments