Sarau Literário homenageia poeta andiraense
- Jivago França
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Uma vez por mês a Secretaria de Cultura e Comunicação de Andirá promove o Projeto Sarau Literário nas dependências da Biblioteca (Sesi – Indústria do Conhecimento), com o objetivo de destacar artistas e escritores locais que já publicaram obras e figuram pelo campo da literatura, proporcionando à comunidade conhecer um pouco mais sobre seus trabalhos e a importância na construção da cultura local. O Sarau conta com apresentações musicais, exposição das obras e entrevistas com os autores. O local é preparado para recepcionar os convidados (autoridades, estudantes, artistas e toda população), que não saem do evento sem lembraças alusivas.
Na primeira edição, que aconteceu no mês de agosto, o autor andiraense convidado foi Adirson Ramos. Médico conhecido na cidade, ele também enveredou-se pela área da literatura e, em parceria com vários outros profissionais e colaboradores, publicou um livro sobre o Rotary Clube, com a história da cidade. O material, bastante rico em detalhes e dados relevantes, serve até hoje como referência para estudos. Neste último dia 12 de setembro, a comunidade andiraense teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor Aparecido Bonesso, já falecido, representado por seu filho, o advogado, professor e também escritor, Allaymer Bonesso.
No mês se setembro comemora-se o aniversário de Andirá, e o período foi propício para homenagear o autor do hino da cidade. Aparecido Bonesso, além de poeta e músico, também foi fotógrafo, barbeiro e maestro da Banda Marcial Municipal. Durante o encontro, que contou com a presença de autoridades e de membros da família, Allaymer expôs o legado do poeta andiraense, os desafios enfrentados, as conquistas, a dedicação às várias modalidades de artes, o amor que dedicou à cultura. O bate papo teve a interlocução so secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné.
Vários participantes também interviram com relatos sobre o autor, entre os quais, o professor e vereador André Rossato. Ele revelou que Aparecido Bonesso chegou a fazer o hino da Escola Estadual Stella Maris.
Outro momento importante do encontro foi a apresentação do hino da Apae, também de autoria do músico andiraense Ercole Marteli, que o apresentou durante o Sarau Literário. Ele relatou sobre a importância do artista na comunidade.
O encontro terminou com homenagens à família, marcando mais uma edição especial do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação.
Comments